You are currently viewing 6 dicas para não errar na compra de um imóvel

6 dicas para não errar na compra de um imóvel

Proptech lista principais cuidados que os compradores precisam ter para não verem o sonho de adquirir uma propriedade se tornar um pesadelo

evantamento realizado pelo Homer, plataforma que oferece soluções tecnológicas a corretores de imóveis, revelou que 63% dos profissionais do setor notaram crescimento de até 70% na venda de imóveis durante a pandemia. Diante do mercado imobiliário aquecido – e com muita gente em busca de um lar ideal, Livia Rigueiral, CEO da empresa, alerta que cautela precisa ser palavra de ordem, bem como contar com o auxílio de um corretor para que a escolha seja certeira e o cliente não saia perdendo.

“Quando precisamos consertar o carro, vamos a um mecânico. Quando estamos com problemas de visão, procuramos um oftalmologista. Por que quando se trata de um investimento de alto custo, que é a aquisição de um imóvel, ainda existem pessoas que deixam de recorrer a profissionais especializados?”, questiona Rigueiral. A CEO lista as seis principais perguntas que os compradores precisam se fazer antes de fechar negócio.

• Que tipo de imóvel estou procurando?

Primeiro de tudo, é necessário listar as características que considera essenciais em um imóvel: casa ou apartamento, nos grandes centros ou afastado, com ou sem varanda, com espaço para trabalho remoto e área de lazer? Isso norteará a procura, mas é importante ter em mente qual é a prioridade. Tenha clareza sobre o que é realmente inegociável e o que pode ser flexibilizado. Com o auxílio do corretor de imóveis, essa classificação facilitará a busca de um imóvel dentro do esperado. O imóvel dos sonhos pode ser aquele que possui alguma condição ajustável junto ao corretor.

• Qual região escolher?

Quais são os bairros que mais interessam? Defina a lista de regiões de sua preferência. Detalhes quanto à localização são importantes tanto na esfera macro (bairro) quanto na microrregião. Obra próxima, alagamento na rua, periculosidade: a experiência do corretor trará auxílio para questões que passariam despercebidas. O corretor pode, por exemplo, saber qual a data de término de uma obra perto do imóvel ou se tem uma feira de rua em algum dia da semana que faça mudar o trânsito local. Quem busca uma casa faz isso poucas vezes na vida, o corretor está diariamente nas ruas e tem uma visão mais assertiva dos locais, sabe o que procurar e o que é importante saber: tem muito barulho? Tem escolas, supermercados, farmácias, padarias, transporte público por perto? Como é a iluminação das ruas? São pavimentadas ou não?

fonte: https://imoveis.estadao.com.br/compra/6-dicas-para-nao-errar-na-compra-de-um-imovel/