Abajures, luminárias de piso e lâmpadas decorativas. São muitas as opções para quem está pensando em renovar o visual da casa. Mais que os itens que compõem o lugar, a iluminação é indispensável para o embelezamento de um ambiente. 

É preciso saber usar as cores de luz, criar os pontos ideais e escolher os materiais certos. Por isso é importante, na mesma medida, ter acesso a uma boa seleção de produtos para o projeto que valorize o seu bom gosto. 

Além disso, esses fatores formam uma combinação poderosa para criar a atmosfera perfeita e que traduza o seu estilo. Esses itens juntos farão toda a diferença para uma iluminação decorativa, bonita e funcional.

Se você quer dar um up no visual da sua casa, mas não sabe por onde começar, fica tranquilo. A Dinamica faz um convite a explorar dicas de iluminação usando produtos que podem, facilmente, ser encontrados em nossa loja. 

Continue lendo nossas dicas de iluminação e se inspire nas 5 dicas para valorizar os ambientes da sua casa.

1. Crie pontos de luz

Destaque de maneira sutil seus objetos decorativos ou áreas específicas. Quadros, mesas, pequenas estátuas ou estampas nas paredes. Crie uma iluminação sutil com abajures estrategicamente posicionados em aparadores, mesas de canto ou criados-mudo.

Os tons quentes e amarelos criam uma energia suave e de aconchego, ideal para quartos e salas de jantar e salas de estar. Enquanto que tons frios e azuis transmitem uma energia mais estimulante, perfeita para escritório, cozinha, banheiros e lavanderia.

Além de escolher o tipo certo de lâmpada, também as luminárias e abajures têm sua contribuição para criar a atmosfera perfeita. 

2. Pense na utilidade

Pensar na utilidade da iluminação é o ponto de partida para um investimento acertado. Cada ambiente tem uma necessidade e se ater a essa premissa ajuda, e muito, na hora da decoração. 

Ambientes amplos possibilitam a utilização de diversos tipos e tamanhos de luminárias. Minipostes podem ser posicionados no canto da sala, por exemplo. São funcionais para leituras no sofá, por ser um local que precisa de luz adequada.

Os ventiladores de teto podem ser um plus na decoração de um ambiente. Eles trazem a vantagem de unir decoração e funcionalidade no mesmo objeto.

3. Observe o espaço disponível

A iluminação certa tem o poder aumentar espaços pequenos. Cria-se uma sensação de amplitude com focos de luz no teto e atrás de espelhos. A dica é optar por uma luminária ou lâmpadas decorativas que complementem a decoração, para dar destaque sem sobrecarregar o ambiente.

E de preencher grandes ambientes. Uma sala com pé direito alto pede algo que cause impacto. Uma luminária grande é a protagonista que esse ambiente precisa. Pode deixar a imaginação correr solta e apostar em um objeto rico em texturas. 

Você também pode se interessar por: Como organizar o quarto em apenas 7 passos?

4. Combine com a decoração

O projeto de iluminação precisa combinar com a decoração. É o requisito básico para um ambiente esteticamente atraente e funcional. 

Os materiais que compõem as luminárias dão o tom certo da decoração. Um precisa completar o outro para que o ambiente reflita unidade.

A madeira é o material mais democrático. Se encaixa tanto em projetos modernos quando rústicos, sem deixar de ser clássico. Já o vime, por exemplo, combina mais com projetos no estilo rústico e natural.

5. Acerte nas cores

Os tons quentes e amarelos criam uma energia suave e de aconchego, ideal para quartos e salas de jantar e salas de estar. Enquanto que tons frios e azuis transmitem uma energia mais estimulante, perfeita para escritório, cozinha, banheiros e lavanderia.

Além de escolher o tipo certo de lâmpada, também as luminárias e abajures têm sua contribuição para criar a atmosfera perfeita. 

Extra: dê um up nos cômodos da sua casa!

A cor da luz vai influenciar diretamente na energia do ambiente. Escolher a cor certa pode aumentar a produtividade e ajudar no relaxamento, se forem esses os objetivos de cada ambiente em particular.

Na Dinamica há ampla diversidade de modelos que se encaixam perfeitamente em diversos projetos, incluindo quartos de crianças, de adolescentes e de casal. 

  • No quarto, a iluminação deve tornar o local ainda mais aconchegante. Luzes indiretas e  amarelas são eficientes para um clima de tranquilidade e de descanso. 
  • No home office, o ideal é que haja uma iluminação mais forte. Puxando para o azul, para estimular a atenção. Cuidado para que não seja ofuscante.
  • No banheiro, ela pode ser executada de diferentes formas. É possível mesclando iluminação natural com artificial, além de garantir funcionalidade, valoriza o ambiente.
  • A cozinha e a lavanderia são ambientes cujas atividades demandam energia. O tipo de iluminação ideal é usar cores azuladas estimulantes e iluminação direta. 

Seja qual for o seu projeto luminotécnico, a Dinamica conta um catálogo completo. Aqui você encontra os produtos certos para o seu gosto e para a decoração do seu ambiente.