Na planta ou pronto para morar?

A decisão de investir na casa própria está carregada de simbolismos. E de dúvidas também. Na grande maioria das vezes, quem escolhe fazer esse tipo de investimento está realizando um sonho. Porém, a decisão passa sempre pelo primeiro questionamento: comprar o imóvel na planta ou pronto para morar? 

Antes de continuarmos, é importante que você entenda o conceito de imóvel na planta. Trata-se da aquisição de um bem imóvel, geralmente um apartamento, ainda na fase de construção. Ou até antes do início da obra. É uma modalidade não muito adequada para quem tem pressa em se mudar, pois é preciso esperar alguns anos até que a obra seja concluída.  

São muitas as diferenças entre as duas formas de aquisição do bem e a falta de informação pode levar a decisões ruins. Existem vantagens e desvantagens nas duas modalidades e o Blog do CV vai explicar cada detalhe para você tomar a sua decisão com segurança e evitar arrependimentos futuros.

Vantagens de comprar imóvel na planta 

Muitas pessoas evitam comprar um imóvel na planta porque têm dificuldade em visualizar o todo apenas num papel ou através de uma imagem de computador. Por isso, conhecer as principais vantagens de adquirir um imóvel na planta pode ajudar a superar essa insegurança. Veja quais são:  

  • Preço mais acessível e valorização imobiliária; 
  • Menos burocracia na documentação;
  • Infraestrutura moderna e personalização prévia. 

Preço mais acessível e valorização imobiliária 

Vantagens de comprar imóvel na planta 

Os custos de um imóvel ainda em construção são menores do que os daqueles que já estão prontos. E essa é uma das maiores vantagens na aquisição de um imóvel na planta. O preço do bem é mais acessível, o que é ideal para quem quer economizar sem perder a qualidade que deseja.  

E ainda há uma outra vantagem financeira. Depois de pronto, o imóvel alcança sua valorização no mercado imobiliário, mesmo com as imprevisibilidades que podem acontecer durante a construção. Com a obra finalizada, o bem se valoriza.  

Menos burocracia na documentação 

A documentação exigida na negociação de um imóvel na planta é, geralmente, bem simples. Ao invés de um contrato definitivo, a transação, na maioria das vezes, envolve apenas um documento de promessa de compra e venda.  

Além disso, o comprador não corre o risco de ter problemas com taxas e impostos não pagos, registros incompletos, documentação atrasada e outros inconvenientes que acontecem quando se adquire um imóvel que já teve outros moradores e proprietários.  

A negociação também costuma ser mais simples, pois envolve apenas o comprador e a construtora. Ao contrário do que acontece com o imóvel pronto, que envolve cartório, o que acabar gerando mais burocracia no processo de compra e venda.  

Infraestrutura moderna e personalização prévia 

Sem dúvidas um imóvel na planta contará com instalações mais modernas e em condições melhores do que um imóvel que foi construído há alguns anos. E não estamos falando apenas da infraestrutura interna do apartamento.  

Todo o prédio e condomínio terá redes elétrica e hidráulica novas, por exemplo, entre outros aspectos. Isso evita preocupações com infiltrações, rachaduras, elevadores antigos e vários outros problemas de manutenção.  

Outra vantagem nesse quesito é que os espaços do empreendimento são pensados no estilo de vida atual, portanto acabam sendo melhor aproveitados e mais estratégicos. Isso traz mais conforto e praticidade para os moradores.  

Ao comprar um imóvel na planta, o proprietário tem a possibilidade de personaliza-lo de acordo com o seu gosto. Como ele ainda está em construção, é possível escolher materiais e realizar alterações no projeto inicial para melhor atender suas necessidades, evitando uma obra de reforma futura.  

Desvantagem de comprar um imóvel na planta 

Mesmo com tantos benefícios apresentados até agora, adquirir um imóvel na planta também apresenta uma desvantagem que deve ser levada em conta na hora da decisão. Estamos falando do prazo longo de entrega.  

Se você tem pressa para se mudar, o ideal é escolher, portanto, um imóvel pronto. Isso porque na planta ele levará anos para ficar pronto. É um investimento de longo prazo.  

Vantagens de comprar um imóvel pronto para morar 

Depois de enaltecer todos os benefícios de um imóvel na planta, chegou a hora de apresentarmos as vantagens na compra do imóvel pronto. As principais delas são a possibilidade de moradia imediata e a diminuição do risco de surpresas.  

Com o negócio fechado e todos os trâmites burocráticos finalizados, o proprietário já pode providenciar a mudança e começar a morar no imóvel que adquiriu. Além disso, como você já conheceu o imóvel pronto, o risco de receber algo diferente do que esperava é quase inexistente. Resumindo, não há atraso na entrega e o imóvel será recebido do mesmo jeito que estava quando você realizou a vistoria.  

Desvantagens de comprar um imóvel pronto para morar 

Ao se decidir pela aquisição de um imóvel pronto para morar é importante saber que, com o passar do tempo, ele pode começar a apresentar problemas. Uma forma de evitar ou retardar essas eventuais necessidades de reparo e reforma é optar por unidades mais novas. Elas têm menos chances de apresentar danos num curto espaço de tempo.  

Uma dica valiosa é que as construtoras se responsabilizam por problemas que podem surgir referentes à construção, uma espécie de garantia, dos imóveis de até cinco anos. Acima disso, os reparos ficam a cargo do proprietário e do condomínio.  

Outra desvantagem na compra do imóvel pronto para morar é o valor. Como já levantamos neste artigo, uma residência pronta possui taxas mais altas do que os imóveis na planta.  

Na planta ou pronto para morar? 

Só você pode tomar essa decisão. Com todos os prós e contras apresentados, o importante é que você faça a sua escolha baseado nas suas necessidades e urgências. Avalie cada ponto que trouxemos para você e pesquise bastante.  

Você já conhece o CV?   

Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.    

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade nos seus processos internos. Quer conhecer mais? Acesse o site do CV!     

Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.   

Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV!  

Leave a Reply