7 Benefícios de contratar um corretor de imóveis

7 Benefícios de contratar um corretor de imóveis

Benefícios de contratar um corretor de imóveis

Credibilidade

A neutralidade do corretor de imóveis é o que ganha pontos aqui. Ao invés de haver uma negociação apenas entre proprietário e inquilino e que, provavelmente, vai acabar beneficiando mais um lado do que o outro, o corretor reúne os interesses de ambas as partes e consegue chegar num acordo que seja justo.

Ainda melhor quando o profissional já tem experiência e é conhecido na região!

Além disso, um corretor deve ser profissional, pontual e estar bem atualizado dos assuntos do mercado imobiliário. Se todos esses itens conferem com o corretor que você está lidando, então pode ficar tranquilo que vai dar tudo certo. 

Avaliação do imóvel

Antes da avaliação de um profissional, duas coisas podem acontecer: ou você vai vender acima do que o seu imóvel realmente vale, ou, a pior alternativa, você vai vender abaixo do valor mínimo! 

O corretor de imóveis pode e deve fazer essa avaliação. Mais do que isso, ele terá em mãos um laudo explicando o valor atribuído ao imóvel, todos os prós e contras detalhados em um documento.

Assim, será possível dar aos interessados no imóvel todas as informações necessárias, quantas vezes for necessário.

E aqui entra o próximo ponto:

Economia de tempo

O trabalho do corretor é justamente esse, fazer o intermédio da relação entre proprietário e interessados no imóvel. Então, ao invés de você perder tempo e precisar falar para diversas pessoas o que o seu imóvel tem ou não tem, o corretor faz tudo isso sem maiores problemas.

Ele também estará disponível durante o dia todo para responder os interessados, agendando e comparecendo à visitas e negociando quando necessário. Você não precisa se preocupar em ter que parar seu trabalho ou suas atividades para atender essas pessoas.

Meios de divulgação do imóvel

Um corretor vive no meio do mercado imobiliário, ele sabe tudo que acontece e conhece todos os colegas de profissão da região. Isso abre um leque de possibilidades muito grande para entender e encontrar quem está precisando de uma casa, um apartamento ou um ponto comercial. Inclusive, ele já tem os meios de divulgação em placas, outdoors, site, redes sociais, etc.

Esse motivo aqui também é muito ligado à economia de tempo que você tem como proprietário tentando vender ou alugar seu imóvel. Pois o corretor já tem uma base de público interessado em adquirir um novo lar e ainda tem meios para impulsionar a visibilidade do seu imóvel.

Habilidade de negociação

Assim como o papel do corretor de imóveis é importante para avaliar o valor correto da sua casa ou apartamento, ele também é essencial para negociar e manter uma proposta justa para ambas as partes da negociação.

Você sabia que um corretor precisa estudar muito e, até, ser certificado para exercer essa função?

Isso significa que, ainda que você seja um vendedor nato, ele ainda terá muito mais carga e experiência para vender ou alugar seu imóvel com maior facilidade e rapidez. Ainda mais, todo corretor que atua de maneira legal é credenciado e representa mais segurança pessoal e jurídica nas transações.

Conhecimento de legislação e documentação

Mais do que redigir e garantir todas as informações corretas em um contrato de venda ou locação, a transação imobiliária responsável e correta precisa apresentar todos os documentos e certidões referentes à dívidas de condomínio, parcelas em atraso com bancos, pendências com IPTU, e tudo o mais que estiver relacionado ao imóvel em questão.

Como já falamos acima, uma das funções do corretor é garantir que todas as certidões e documentações sejam verdadeiras e autênticas. Por isso, ter um profissional desse intermediando os negócios com o seu imóvel é tão importante.

Garantia de pagamento

Ao lidar com grandes quantias de dinheiro, como acontece nas negociações imobiliárias, as chances de ocorrer golpes são grandes. Porém, com a ajuda de um corretor de imóveis, isso não irá acontecer.

Por terem muitos contratos e documentações envolvidos numa compra ou aluguel através do corretor de imóveis, dificilmente alguém vai se arriscar a tentar uma exploração ou extorsão.

Além disso, o corretor tem o poder de dar a você opções de garantia de aluguel no contrato, seja através de fiador, seguro fiança ou título de capitalização. Cada um desses tipos dá a garantia e segurança que o proprietário precisa, mas é o interessado no imóvel que irá escolher a melhor alternativa para ele.

Agora, eu pergunto a você, as vantagens de contratar um corretor para administrar seu imóvel não são ótimas?

fonte: https://www.arcidino.com.br/blog/corretor-de-imoveis/

Leave a Reply